Em comunicado feito aos pacientes por meio de um grupo de Whatsapp, a Clínica Renal de Roraima suspendeu as sessões de hemodiálise nesta quarta-feira, 10, e quinta-feira, 11. A informação foi repassada na tarde desta terça-feira (9) ao mais de 300 pacientes que utilizam os serviços da clínica para realizar o tratamento.
A Clínica Renal de Roraima esclareceu que a suspensão é para não sobrecarregar os funcionários da instituição, que estão sem receber o salário de junho, por conta da falta de repasse de R$ 958.114,78 que deveriam ser pagos em abril pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O valor também seria usado para quitar contas de água e energia do prédio.
“O Estado tem um débito grande com a Clínica, a gente tem planilhas que estão sem pagamento desde de 2022. Nós estamos cobrando o mínimo para manter a operação. Essa última cobrança, de mais de R$ 900 mil, é a última de várias cobranças que já fizemos à Sesau e em nenhum momento temos retorno”, informou por meio de nota.
Esta não é a primeira vez que o problema vem a público. Em dezembro do ano passado, funcionários da Clínica Renal expuseram a situação de atraso no pagamento de salários. Segundo os denunciantes, além do salário, estão pendentes o 13º e o Vale Refeição.
A reportagem procurou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que informou que todo passivo referente à Clínica Renal está judicializado e a nota protocolada está em tramitação para pagamento, sendo do conhecimento da empresa os prazos.
E informa que não haverá descontinuidade do serviço de hemodiálise em Roraima. Os pacientes serão atendidos normalmente no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento.