O PL 1871/2024 de autoria do deputado Duda Ramos (MDB-RR) foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPD) da Câmara dos Deputados, em Brasília. O projeto quer tornar obrigatória a instalação de QR Codes em pontos turísticos, para acessibilizar os passeios à pessoas com deficiência visual.
Uma vez digitalizado, o turista poderá acionar a audiodescrição que permita informar aos deficientes visuais as características, a importância e o significado da edificação ou do local visitado.
“O turismo é uma das mais pujantes atividades econômicas da atualidade. É grande gerador de postos de trabalho, representa importante fonte de receitas tributárias e contribui para a preservação do patrimônio natural, cultural e artístico”, justifica o autor da proposta.
“Estamos seguros de que a implementação desta medida contribuirá em muito para que também os deficientes visuais possam tomar conhecimento das características, da importância e do significado dos locais visitados. Será, assim, um fator decisivo para que esse público seja incorporado plenamente ao contingente de turistas.”, conclui Duda Ramos.
O próximo passo agora é que o PL passe pelas comissões de Turismo, Constituição e Justiça e de Cidadania, para que chegue à aprovação definitiva.
[…] Com informações de Roraima 1 […]