O vigário geral da Diocese de Roraima, Dom Lúcio Nicoletto, foi nomeado bispo da Prelazia de São Félix, no interior de Mato Grosso. Ordenado bispo na catedral de Padova no dia 1º de junho, Nicoletto iniciou seu discurso reconhecendo o sentimento de gratidão.
“Um tempo marcado pelo conhecimento dos mais pobres e de todos aqueles que sofrem”, em uma Igreja que ele define como “guardou em seu coração o eco de toda realidade verdadeiramente humana, com reiterada opção pelos pobres e marginalizados, pelos povos indígenas e o povo dos migrantes e refugiados”, disse.
Dom Lúcio Nicoletto tem 51 anos, é original da Diocese de Pádua, na Itália, tendo sido ordenado presbítero em 1998, e missionário Fidei Donum – presbítero que exerce o ministério em diocese necessitada. Veio para Roraima em junho de 2016 para conduzir a Paróquia de São José Operário, em Caracaraí.
Em seu discurso, o novo bispo ainda citou o evangelho de São Marcos, que diz que “quando a comunidade segue os passos de seu Mestre, vai sofrer perseguições, vai ter dificuldades, vai vivenciar noites de tormentas, mas Deus é maior que tudo isso. Para crescer na fé, somos convidados e convidadas a passar para o outro lado. Para isso é preciso atravessar o mar com a confiança que demonstra Jesus no texto: ele dorme sereno porque confia no Pai”, destacou.
Dom Lucio Nicoletto recebeu as homenagens dos missionários italianos, do laicato, a Vida Religiosa, o clero, a Pastoral do Migrante, lembrando e agradecendo pelos momentos vividos juntos ao longo de oito anos, destacando aquilo que foi marcante nesse tempo em sua missão na diocese de Roraima. Foi lida a mensagem enviada pelo cardeal Leonardo Steiner, em nome do Regional Norte1 da CNBB, agradecendo seu trabalho em Roraima.
Dom Lucio é enviado a “uma Prelazia com uma história belíssima”, destacou dom Evaristo Spengler, bispo da diocese de Roraima, que lembrou de dom Pedro Casaldáliga, primeiro bispo de São Félix do Araguaia.