Foto: arquivo/ascom DPE-RR

Toda a população que comparecer na 4ª edição da Defensoria Solidária, no próximo dia 8, poderá acessar diversos serviços de saúde como consultas médicas em diversas especialidades e exames. A ação acontece no Colégio Estadual Militarizado Tancredo Neves, a partir das 8h.

A iniciativa, realizada em parceria com a Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima (Adper), é alusiva aos 24 anos da DPE-RR no estado. A ação conta com vários parceiros em diversas áreas.

De acordo com a presidente da ADPER, Geana Oliveira, serão disponibilizadas consultas com oftalmologista, cardiologista, ortopedista, pediatra e clínico geral. A carreta Odonto Móvel oferecerá limpeza, aplicação de flúor, restauração e extração.

“Haverá o Ônibus Saúde da Mulher do Estado com mamografia, ginecologista, ultrassonografia da mama, pélvica e transvaginal. As mulheres poderão também contar com orientação preventiva da Liga Roraimense de Combate ao Câncer”, informou a defensora.

SEMSA: A parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista, por meio da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), permitirá que todas as pessoas adultas e crianças possam atualizar o cartão de vacina. Serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário nacional, além de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C.

CETERR: Como parte dos serviços de saúde, os visitantes contarão com o Centro de Educação Técnica Especializada de Roraima (CETERR) realizando aferição de pressão arterial, verificação do índice de massa corporal e teste de glicemia.

LIGA DO TRAUMA: A Liga do Trauma de Fisioterapia garantirá a ginástica laboral, ventosaterapia, eletroterapia, pilates no solo e a terapia manual durante o evento.

Todos os serviços são gratuitos e a ação acontecerá das 8h às 16h, na Rua Leôncio Barbosa, 1186, bairro Tancredo Neves. Para receber atendimento, basta chegar cedo ao local e buscar sua ficha de atendimento.

APOIO PSICOLÓGICO: Profissionais da área fornecerão suporte emocional e psicológico, ajudando a comunidade a lidar com questões como ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.

O subdefensor público-geral, Natanael Ferreira, mencionou a dificuldade que uma simples consulta médica pode representar para algumas famílias. “Estamos levando uma série de serviços relacionados à saúde para um único lugar, facilitando a vida de muitas pessoas. A Defensoria tem como objetivo garantir o acesso à justiça para todos, e isso inclui o direito à saúde”, frisou.

DIREITO: Todas as áreas de atuação da Defensoria Pública – família, criminal, conciliação, cível, infância e juventude, consumidor, ambiental, entre outras, estarão também disponíveis no local.

Além disso, o Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC/RR) estará presente para emissão de 1ª e 2ª vias de documentos, assim como a Polícia Militar, Caer, Codesaima, Procon Assembleia, Secult, Seed, Bombeiros, Receita Federal, Instituto Nacional do Seguro Social, entre outros serviços.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here