As Forças Armadas, coordenadas pelo Ministério da Defesa (MD), destruíram um acampamento de garimpo ilegal em Xitei, na Terra Indígena Yanomami (TIY).
No local, a equipe encontrou um gerador, três motosserras e materiais de cozinha, como freezer, panelas e fogão, além de inutilizados quatro motores grandes e dois pequenos. Também encontraram cerca de 27 sacos de cassiterita, com aproximadamente 30 kg cada. Nenhum garimpeiro foi avistado, contudo, indígenas confirmaram a presença deles na região.
A Operação Catrimani II é uma iniciativa do Ministério da Defesa para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A operação mobiliza militares e recursos fluviais, terrestres e aéreos, e está prevista para continuar até 31 de dezembro deste ano.
A operação envolve a repressão ao garimpo ilegal na terra indígena, realizando operações conjuntas para inutilizar a infraestrutura de suporte à atividade ilícita. Todas as ações contam também com apoio logístico às atividades governamentais de emergência. As Forças Armadas atuam em articulação com a Casa de Governo, em Roraima, além de agências e órgãos de segurança para fortalecer a proteção dos indígenas.