O sistema de captação de água bruta da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) em Boa Vista foi afetado por uma pane eletromecânica neste sábado (11), o que demandou a paralisação temporária do fornecimento para reparos. Apesar da normalização parcial na manhã de domingo (12), ainda há bairros da capital sem água.
A falha atingiu duas bombas de 300 CV, uma com queima na bobina do sistema hidráulico e a outra com travamento das peças de rolagem interna. As equipes da Companhia estão realizando os reparos necessários desde as 8h da manhã de sábado, mas devido à complexidade do serviço, o prazo de conclusão, que estava previsto para as 18h ainda de sábado, precisou ser prorrogado para meia-noite de domingo, 12.
Durante todo o serviço, 88 poços artesianos continuam abastecendo a cidade, porém, o fornecimento de água foi afetado com baixa pressão em alguns pontos da cidade.
Conforme a Caer, com a forte estiagem, houve acúmulo de lixo e galhadas de árvores às margens do rio, e posteriormente com o aumento da chuva nos últimos dias, todo este material está sendo arrastado para dentro do rio, o que ocasiona vários problemas na captação de água, não só na capital Boa Vista, mas também dos municípios do interior.