Foto: Reprodução

Apontado pela Polícia Civil como um dos nomes envolvidos no duplo homicídio de um casal de Roraima em uma disputa por terras, o capitão da PM Helton John Silva de Souza, de 48 anos, recebeu duas medalhas pelos seus serviços na força. Segundo agentes que acompanham de perto a investigação, ouvidos pelo GLOBO, o suspeito teria sido um dos responsáveis por disparar contra o casal Flávia Guilarducci, de 50 anos, e Jânio Bonfim de Souza, de 57, mortos em 23 de abril.

Até seis dias após o crime, Helton John de Souza ocupava o cargo de Coordenador de Segurança do governador de Roraima Antonio Denarium. Ele foi afastado após a Casa Militar tomar conhecimento da investigação da Polícia Civil. Em setembro de 2021, o PM recebeu a Medalha de Mérito Governador Ottomar de Sousa Pinto, dedicada aos que contribuíram com a Casa Militar

Essa não foi a primeira honraria recebida pelo capitão Helton John. Em 23 de novembro de 2022, ele recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Rio Branco, concedida pela Câmara de Vereadores da capital Boa Vista.

A morte do casal, segundo as investigações teria como motivação uma briga por terras na região. Helton de Souza seria próximo de outro investigado no caso, Caio Medeiros do Porto, vizinho de Flávia Guilarducci e Jânio Bonfim de Souza, que também estaria na cena do crime.

O GLOBO apurou que as investigações apontam Caio do Porto como um dos possíveis executores do crime, assim como outras duas pessoas ligadas à dupla que estavam no local.

Foi uma gravação feita pelo celular de uma das vítimas e recuperada por um familiar que demonstrou a presença do capitão da PM na cena do crime. A voz dele pode ser ouvida no áudio, comparado com outros registros do militar e confirmado por colegas da força policial e amigos do mesmo grupo de futebol ao qual Helton John pertencia.

Segundo a Polícia Civil, a defesa do PM disse que ele deverá se apresentar às autoridades nesta quinta-feira.

“A investigação revelou ainda que pessoas próximas a Helton, vinculadas a contextos religiosos, expressaram profunda tristeza e decepção, reforçando a credibilidade das acusações sem indícios de falsidade”, diz um trecho de um relatório obtido pelo GLOBO sobre o caso.

O GLOBO teve acesso ao vídeo no qual a voz do capitão foi registrada. Na gravação, o casal discute sobre a posse das terras na regiões com outras pessoas. É possível ouvir o momento em que os disparos de arma de fogo são feitos, e o instante seguinte no qual uma das vítimas caiu no chão.

Após ser informado da investigação contra o capitão, o chefe da Casa Militar de Roraima decidiu afastar o capitão imediatamente da função da coordenação e o apresentou ao comandante da Polícia Militar. “Esta decisão foi apoiada pela unanimidade dos colegas e superiores, que, conhecedores de sua voz e conduta, identificaram sua participação no evento registrado”, diz ainda o documento.

A Polícia Militar e o Governo de Roraima foram procurados mas ainda não se manifestaram. As defesas de Helton John de Souza e Caio do Porto não foram localizadas. O espaço segue aberto.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here