Os municípios de Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã, foram incluídos em um decreto de situação de emergência em razão do agravamento da estiagem. O documento foi assinado na manhã deste sábado, dia 24, pelo governador Antonio Denarium.
O Governo está autorizando a contratação de brigadistas para trabalhar na contenção e no combate aos incêndios e também vai contratar máquinas e equipamentos para perfuração de bebedouros e de poços artesianos.
O Corpo de Bombeiros Militar está coordenando as ações necessárias para atender toda a população de Roraima. Na segunda-feira, 26, está prevista uma reunião com os prefeitos de todos os municípios do Estado.
O Governo já está fazendo distribuição de água com caminhões pipa. Denarium fez um apelo para que a população economize água. “É muito importante ter água potável para o consumo humano. Peço também que não coloquem fogo na roça, isso pode causar incêndio florestal. Solicito ainda que não queimem lixo. A contribuição da população é muito importante. Vamos juntos passar por esse momento e atender toda a população de Roraima da melhor forma possível”, frisou.
Focos de incêndio
De novembro de 2023 até fevereiro deste ano, foram registrados 3.190 focos de incêndio em todo o Estado. É o maior número no período em toda a história. Só em fevereiro, foram 1.709.
Nível do Rio Branco
O nível do Rio Branco está em -0,07cm (o nível da régua vai até -0,60cm). Em 2023 o nível mínimo registrado foi de 2,26m.
Suspensão do ciclo oficial de queimadas
Outra medida para mitigação dos efeitos da estiagem é a suspensão imediata do ciclo oficial de queimadas. A medida, efetivada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), que coordena esse calendário, está valendo desde a quarta-feira (21).