A Polícia Militar de Roraima (PMRR) aprendeu durante fiscalização na quarta-feira (17), 204 galos e um ‘ringue’ na fazenda Caçada Real, do ex-senador Telmário Mota.
Mota está preso suspeito de ter mandado matar Antônia Araújo de Sousa, de 52 anos, mãe da sua própria filha.
Quem recebeu a guarnição, foi o caseiro da propriedade, que de imediato autorizou a entrada da equipe para continuar a fiscalização no local
De acordo com a polícia, a equipe esteve no local para uma ação de combate ao crime ambiental, bem como para verificar se os animais sofriam maus-tratos.
Assim, a polícia ao ir até galinheiro encontrou também um armário com buchas de treinamento protetores de bicos, esporas de plásticos, remédios e seringas. Conforme os agentes, a medicação era ministrada sem o devido conhecimento técnico.
Além disso, o galinheiro não tinha ventilação e as aves apresentavam ferimentos tanto nas asas quanto no bico. Os galos também tinham hematomas nas coxas, oriundos de prática de rinha de galo e do confinamento.
Logo, um médico veterinário da polícia acompanhou toda a ação e confirmou os maus-tratos dos animais.
Por fim, os animais ficaram sob a guarda de um depositário. Ele assume a guarda de determinado bem, durante um processo, sob pena de responder por perdas e danos, caso não o faça.