A Polícia Federal deu início na última terça-feira (16) a mais uma ação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Conforme material divulgado pela corporação nesta quarta-feira (17), foram apreendidas armas, munições, coletes à prova de balas, radiocomunicadores e cadernos com anotações de garimpeiros que retornaram ao território. A PF não informou se houve prisões.
A operação é a primeira desde que o governo federal anunciou, na última quarta-feira (10) que as ações de desintrusão de garimpeiros no território serão permanentes. A ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, informou que serão tomadas medidas para acompanhar a execução de ações e políticas públicas no território.
A operação conta com apoio das Forças Armadas e irá realizar uma nova rodada de ataques aos garimpos ilegais que atuam dentro da TIY, no Estado de Roraima.
A atuação é, também, resultado do cumprimento das decisões do Supremo Tribunal Federal, no contexto da ADPF 709, de intensificação do combate aos crimes praticados dentro de territórios indígenas.