O edital do concurso nacional unificado, conhecido como o “Enem dos Concursos”, será publicado nesta quarta-feira, 10, no Diário Oficial da União (DOU), com regras para quem deseja conquistar uma vaga no serviço público federal. As provas estão previstas para dia 5 de maio, simultaneamente, em 217 cidades brasileiras. Na Região Norte, 40 municípios terão provas, incluindo todas as capitais dos sete Estados.
Pará terá o maior número de cidades a receber as provas, com 17; seguido do Amazonas, com nove; quatro em Rondônia; três em Tocantins e no Amapá e, dois no Acre e Roraima.
No Amazonas, além de Manaus, as provas serão aplicadas nos municípios de Coari, Itacoatiara, Lábrea, Manicoré, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.
As inscrições já começam na próxima semana, de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. Ao todo, são 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais para profissionais de nível Médio, Técnico e Superior e salários que podem chegar até a R$ 20 mil.
Veja a lista completa das cidades onde as provas serão aplicadas.
Entre os órgãos que terão vagas no concurso nacional unificado destacam-se os Ministérios da Gestão e Inovação; do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; da Saúde; do Trabalho e Emprego; da Indústria e Comércio; além de órgãos do segundo e terceiro escalões, como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq); e Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Uma única inscrição valerá para selecionar candidatos para mais de um órgão.
Veja aqui todos os órgãos que terão vagas no concurso.
O maior número de vagas vai para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho, com 900 vagas. E, o menor número será uma vaga para os cargos de arquiteto, arquivista e estatístico para suprir os quadros da Funai. O resultado final do concurso está previsto para ser divulgado no dia 30 de julho e, a posse imediata dos aprovados, em 5 de agosto deste ano.