O prefeito Arthur Henrique lançou nesta segunda-feira, 30, a Patrulha de Prevenção e Combate às Queimadas na zona rural e indígena de Boa Vista. A ação faz parte da estratégia criada pela gestão municipal para apoiar a população e a agricultura familiar no período de estiagem.
Para esta ação, serão utilizados dois tratores T7, duas grades aradoras 36″ e uma patrola, além do suporte de outros equipamentos disponibilizado pela prefeitura aos agricultores. Foi iniciada a escavação dos tanques para irrigação, piscicultura e hidratação dos animais. De acordo com Arthur, este é um trabalho conjunto que envolve a saúde, o meio ambiente e a melhoria de vida da população.
“Queremos combater as queimadas e reduzir o impacto da seca que estamos vivendo. Essa patrulha é importante para prevenir doenças respiratórias na população, principalmente nas crianças, além de promover escavações de poços artesianos para garantir a manutenção da vida dos animais na zona rural”, disse o prefeito.
O agricultor Geraldo Lauer foi um dos produtores a receber as máquinas da prefeitura para a escavação dos tanques, que devem minimizar os impactos causados pela estiagem, proporcionando acesso à água para o plantio de milho, mamão e tomate.
“Eu já estava sem plantar por falta de água. Agora com a chegada das máquinas, a situação vai mudar para mim e para os outros agricultores do P.A Nova Amazônia, principalmente aqueles que tinham o desejo de fazer a escavação, mas não tinham recurso para isso”, contou.
Atuação da Defesa Civil Municipal
No período de estiagem, acende-se o alerta para os focos de incêndio, que podem atingir e até devastar as lavouras, causar a morte de animais e oferecer riscos à vida humana. Entre as soluções para frear essas ocorrências está a criação de aceiros preventivos ao redor das propriedades rurais, que protegem postes, cercas e arames que estejam próximos à vegetação e evitam que o fogo se alastre.
A Defesa Civil também vai atuar com o fornecimento de água potável nas localidades do município atingidas pela estiagem. De acordo com a agente Flávia Cantanhede, a equipe estará presente nas áreas rurais e indígenas, trabalhando continuamente no combate aos pequenos incêndios.
“Nós também faremos palestras com orientações sobre a prevenção de incêndios de pequenas ou grandes proporções, sempre com o propósito de não causar perdas. Além de outras ações de apoio aos moradores dessas regiões nesse período de forte seca”, garantiu.