Na segunda-feira (2), as Forças Armadas, em coordenação com a Polícia Federal, realizaram a desintrusão de mais nove detidos suspeitos de envolvimento com atividade de garimpo ilegal na região de Minau, próxima a Xitei (RR).
Em mais uma ação interagências, pautada pela legalidade e legitimidade, as Forças Armadas realizam o transporte de nove detidos para Boa Vista. Os detidos foram transportados para Boa Vista, onde foram submetidos a exames clínicos de higidez e encaminhados à Superintendência da Polícia Federal.
A ação dá continuidade ao trabalho repressivo de combate a crimes transfronteiriços e ambientais na Terra Indígena Yanomami, que já contabiliza 160 desintrusões desde o início das ações de apoio humanitário às comunidades indígenas neste ano.
As desintrusões da Terra Indígena Yanomami são realizadas em conjunto com a Polícia Federal, a FUNAI e o IBAMA, no contexto da Operação Ágata Fronteira Norte. Essa operação é uma ação conjunta e interagências, coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.
Operação Ágata
A Operação Ágata tem o objetivo de combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira. É coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais.