A Cáritas Brasileira, em parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes, realiza nesta sexta-feira (22), em Boa Vista – RR, uma exposição fotográfica que trará à luz as experiências e os rostos das pessoas que migraram da Venezuela para o Brasil. “Acolher com respeito, seguir com direitos” será montada na área externa da igreja Nossa Senhora da Consolata, espaço de atuação de projetos emergenciais da Rede Cáritas em Roraima.
A exposição exibirá oito fotos, impressas em tecidos de quase quatro metros de altura. Todas elas foram registradas durante este mês de setembro, em espaços de atuação da Cáritas junto ao público migrante. Tanto com pessoas recém-chegadas do país vizinho quanto com homens, mulheres e crianças já com morada no Brasil.
Além das ‘fotos gigantes’ selecionadas para a mostra, haverá um painel fotográfico com demais registros realizados durante a ação. As pessoas que participaram da atividade poderão levar sua própria foto. Essa iniciativa visa garantir que elas tenham uma lembrança duradoura de sua presença nesta exposição e de sua jornada de vida.
“Acolher com respeito, seguir com direitos” pretende sensibilizar e encorajar a sociedade brasileira a acolher migrantes com braços abertos, reconhecendo a importância de dar apoio e oportunidades a essas pessoas corajosas que estão recomeçando suas vidas em terras desconhecidas.
Esse momento integra a programação da Cáritas em Roraima em alusão ao 109º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado – evento instituído pela igreja que convida a todos e todas a rezar pela população que migra. Neste ano, a mensagem do Papa Francisco é “Livres de escolher se migrar ou ficar”.
Colóquio, atendimento gratuito de saúde e missa
A programação alusiva à Jornada do Migrante começa em Boa Vista ainda na quinta-feira (21), com um colóquio na Universidade Federal de Roraima. Na sexta-feira (22), além da exposição fotográfica haverá atendimentos gratuitos de saúde ao público migrante e refugiado em situação de vulnerabilidade e exclusão social, na área externa da igreja Consolata; e no domingo (24), uma missa celebrativa na igreja Catedral Cristo Redentor, no Centro de Boa Vista.
Todas as atividades ocorrem por meio dos projetos Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras; Sumaúma: Nutrindo Vidas; e Europana Dignidade sem fronteiras, sem barreiras. Projetos da rede Cáritas em Roraima que recebem o apoio, respectivamente, do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América; do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos pelo Desenvolvimento Internacional; e da União Europeia, Cáritas Alemã e Cáritas Suíça.
Programação completa:
21.09 – II Colóquio “Livre de escolher se migrar ou ficar”
Local: Auditório do Centro de Ciências Humanas, na Universidade Federal de Roraima (UFRR) – Av. Cap. Ene Garcês, 2413 – Aeroporto, Boa Vista – RR
Horário: 17h
22.09 – II Ação “Migración en Día” – atendimentos de saúde
Local: Área externa da Igreja Nossa Senhora da Consolata – R. Uraricoera, 671 – São Vicente, Boa Vista – RR
Horário: 14h às 17h
Exposição Fotográfica Acolher com respeito, seguir com direitos
Local: Área externa da Igreja Nossa Senhora da Consolata – R. Uraricoera, 671 – São Vicente, Boa Vista – RR
Horário: 9h às 17h
24.09 – Missa de Ação de Graça
Local: Igreja Catedral Cristo Redentor – Praça do Centro Cívico, 133 – Centro, Boa Vista
Horário: 9h30