A ABIN está apoiando as ações de desintrusão de garimpeiros e de enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional na Terra Indígena Yanomami (TIY). Na terça-feira – 27 de junho – a ABIN participou de coletiva de imprensa, em Boa Vista/RR, organizada pelo Ministério da Defesa para apresentar os resultados da atuação no enfrentamento ao garimpo ilegal e de proteção aos yanomamis.
A Agência instalou Centro Temático de Inteligência (CTI) em Roraima, em maio, para subsidiar a operação que está sendo realizada pelo Governo Federal na região. O CTI está localizado junto à sede da Superintendência Estadual da ABIN em Boa Vista/RR. O Centro integra o trabalho sistemático de Inteligência da Agência para identificar, monitorar e analisar ações e impactos de ilícitos ambientais no território nacional.
Os conhecimentos de Inteligência produzidos pela ABIN têm como objetivo assessorar o governo na avaliação de conjunturas e atores que afetem interesses nacionais. O CTI tem fornecido informações sobre crimes ambientais que ocorrem no interior ou em áreas próximas à terra indígena.
O Centro Temático de Inteligência de Roraima também produz a chamada consciência situacional sobre operações ou conflitos no território Yanomami, considerados eventos críticos que demandam pronta resposta do governo. A ABIN ainda colabora com a produção de conhecimentos estratégicos sobre crimes ambientais – identificando e analisando aspectos como modus operandi, cadeia de atuação dos principais atores e conexões com outros ilícitos.
O CTI ainda tem como objetivo ampliar a integração com os demais órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), como meio de dinamizar e otimizar os recursos de cada órgão na área de Inteligência, visando à obtenção de melhores resultados no assessoramento ao processo decisório.