O roraimense poderá sofrer com quedas de energia entre os dias 9 e 11 de junho. A Roraima Energia informou que, conforme programnação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), serão realizados testes operacionais na Usina Termelétrica Jaguatirica II.
Durante este período, poderão ocorrer eventos no Sistema Roraima, com perturbação ou interrupção no fornecimento de energia. A Roraima Energia ressaltou ainda que está seguindo todas as orientações do ONS, visando minimizar possíveis impactos no sistema de distribuição decorrente dos testes.
Jaguatirica II – Com capacidade instalada de 141 megawatts (MW), a UTE Jaguatirica II, movida a gás natural extraído do campo de Azulão, no Amazonas, é o primeiro empreendimento do Leilão dos Sistemas Isolados de Boa Vista de 2019 a entrar em operação comercial e será a maior usina de Roraima.
Energia da Venezuela – Os testes vêm após o Governo Federal levantar a possibilidade de Roraima voltar a ser abastecida pela Venezuela por meio do linhão de Guri. O ONS foi chamado para participar de um grupo de estudo para retomar a compra de energia do país vizinho.
Recentemente o presidente do ONS, Luis Carlos Ciocchi, afirmou que a compra de energia da Venezula poderá descarbonizar a matriz em Roraima, que atualmente é abastecida por terméletricas movidas a combustíveis fósseis.