Durante dois dias de ação policial, a Operação Saturitas, deflagrada no último sábado (27), abordou 428 pessoas e 162 veículos, além de cerca de 17 estabelecimentos comerciais. Foram recapturados três foragidos do sistema prisional. A operação resultou também em duas prisões em flagrante, a lavratura de um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por desacato a autoridade e apreensão de uma moto com chassi e peças adulteradas.
A operação contou ainda com o emprego de 174 profissionais de segurança, entre policiais civis, militares, penais e agentes de trânsito. Foram utilizadas 68 viaturas policiais, incluindo carro-cela da Sejuc, vans, o caminhão dos bombeiros, uma viatura de assistência médica e guinchos do Detran-RR.
Todo o efetivo saiu do CPC (Comando de Policiamento da Capital), na noite de sábado (27) com destino ao bairro foco da operação (Senador Hélio Campos), onde os índices de violência são mais elevados, de acordo com informações adquiridas via sistemas de dados estatísticos e análises criminais da Sesp, PMRR, Sejuc, Detran e da PCRR.
No local, os agentes fizeram as abordagens em estabelecimentos comerciais e pontos com intensa movimentação de pessoas, com ações preventivas e repressivas por meio de atividades de presença e fiscalização de veículos.
As equipes foram divididas contendo representantes de cada uma das forças de segurança que atuaram na ação, onde foram distribuídas em locais estratégicos, identificados por meio de uma ação das equipes de inteligência das forças de segurança que montaram o planejamento operacional da ação.
Um dos objetivos também era a identificação de foragidos e descumprimento de medidas cautelares, além de prevenir a prática de infrações penais e demais medidas. A otimização do policiamento ordinário e o recobrimento da malha protetora também foram focos da operação.