No próximo dia 15 de fevereiro, o estacionamento rotativo Zona Azul vai começar a operar efetivamente em Boa Vista. No entanto, o sistema que promete facilidade de vagas vai cobrar servidores públicos que precisam estacionar os veículos próximo ao local de trabalho por até 30 horas por semana.
A insatisfação tem sido questionada nas redes sociais principalmente por professores que trabalham nas escolas do Centro. “Vamos ter que pagar para trabalhar. Tudo bem que crie uma zona de estacionamento. Mas fechar todo o Centro, das escolas até a igreja Matriz, é um absurdo”, relatou o professor Jorge Hollanda.
O servidor público opina que a Zona Azul deveria abranger apenas o centro comercial, por conta da necessidade de um estacionamento rotativo naquela área. De acordo com o professor, ele e os colegas de trabalho acumulam até 30 horas em sala de aula por semana, o que se torna inviável pagar em estacionamento por mês.
“Atualmente eu trabalho na Escola São José nos dois horários. 20 horas pela manhã e seis horas pela tarde. Vou gastar uma fortuna para pagar estacionamento”, calculou Hollanda.
O sistema prevê espaços delimitados como Zona Azul (máximo 3 horas); Zona Amarela (mínimo 1 hora) e a Zona Branca (tolerância de 15 minutos). Desta forma, ultrapassado o limite, o motorista precisa alternar a vaga. Será cobrado R$ 2 por hora para carro e R$ 1 para moto.
“Como vou sair correndo da sala de aula para pegar outra vaga?”, questiona o professor.
Na manhã desta segunda-feira (28), trabalhadores estavam fechando o estacionamento, até então gratuito, em frente à Escola Estadual São José, na rua Floriano Peixoto, para a implantação do sistema rotativo.
Ao Roraima 1, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinter) disse que irá avaliar o texto da proposta para futuras providências junto à Prefeitura de Boa Vista. O Executivo municipal não se pronunciou sobre a reclamação do servidor.
Zona Azul
A Zona Azul começou a operar em fase de teste no dia 15 de janeiro. Os trabalhos para implantação do sistema será feita com a empresa Consórcio Brasmoove, por 15 anos.
O sistema rotativo disponibilizará 1,6 mil vagas em 12 ruas e avenidas do Centro. São elas: Avenida Jaime Brasil; Avenida Getúlio Vargas; Avenida Sebastião Diniz; Rua Bento Brasil; Rua Floriano Peixoto; Avenida Benjamin Constant; Rua Nossa Senhora do Carmo; Rua Coronel Pinto; Rua João Pereira de Melo; Avenida Sílvio Botelho; Rua Inácio Magalhães e Rua José Magalhães.