A garotada garantiu a folia do Flamengo no Sábado de Carnaval. Com time reserva, os jovens Matheus Gonçalves e André, acionados na etapa final, fizeram os gols do Fla na vitória por 2 a 0 sobre o Resende, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela sétima rodada do Campeonato Carioca.
De olho na Recopa Sul-Americana, o técnico Vítor Pereira nem sequer relacionou os jogadores titulares do Flamengo. Assim, além de preservar a equipe principal, deu oportunidades ao elenco. Contudo, nomes como Everton Cebolinha e Marinho tiveram atuação discreta. Quem salvou o time foi a juventude.
O meia-atacante Matheus Gonçalves, de 17 anos, abriu o placar. Ele foi lançado no intervalo para aumentar o poder de fogo do Flamengo. André, atacante de 20 anos, entrou na etapa final e fechou o placar.
Com a vitória, o Flamengo aumenta a vantagem na liderança no Campeonato Carioca e chega a 20 pontos, quatro a mais do que o Botafogo, segundo colocado. Já o Resende continua com quatro pontos e ocupa a 11ª colocação.
O Flamengo, agora, inicia mais uma decisão e abre a Recopa, o duelo entre os campeões da Libertadores e Sul-Americana de 2022, contra o Independiente del Valle, do Equador.
O primeiro jogo será nesta terça-feira, no Equador, às 21h30 (de Brasília). Já o próximo compromisso pelo Campeonato Carioca é contra o Botafogo, sábado, às 18h, no Mané Garrincha, em Brasília. O Resende, por sua vez, enfrenta o Nova Iguaçu, sábado, às 15h30 (de Brasília), no Laranjão.
O duelo entre Resende e Flamengo
O Flamengo ficou na bronca com a arbitragem logo no começo do duelo. Aos três minutos, Mateusão invadiu a área e foi derrubado. O árbitro Ewerton Marques Ribeiro apontou apenas escanteio e não marcou pênalti. Aos sete minutos, Matheuzinho recebeu de Marinho na direita e chutou cruzado. O goleiro Jefferson Luís mandou para escanteio.
O Rubro-Negro explorava as pontas com Cebolinha e Marinho e teve um bom número de escanteios. Contudo, sofria para criar chances reais. O jogo, assim, ficou arrastado e sem muita emoção. Aos 35 minutos, Marinho cobrou falta da intermediária e obrigou o goleiro Jefferson Luís a espalmar.
O Resende conseguia frustrar o Flamengo e se arriscou um pouco mais no fim. Aos 39 minutos, Igor Bolt recebeu na entrada da área e tentou acionar Medina, mas ele não alcançou a bola. Ficaria em boa condição. O primeiro tempo, assim, terminou sem gols e com algumas vaias da torcida do Fla que foi ao Raulino de Oliveira.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com uma mudança. Matheus Gonçalves entrou no lugar de Igor Jesus. Aos oito minutos, Matheuzinho, que jogou pela esquerda boa parte da etapa final, cruzou para a área. Mateusão ganhou pelo alto e obrigou Jefferson Luís a espalmar. Aos 12, o goleiro precisou trabalhar de novo, desta vez em chute de Matheuzinho, após jogada de escanteio.
O Fla, então, pressionou. Rodrigo Caio ganhou pelo alto, após cruzamento, mas também parou em Jefferson Luís. O Rubro-Negro tanto insistiu que conseguiu abrir o placar. Matheus Gonçalves recebeu pela esquerda, levou para o meio e chutou. O goleiro do Resende não conseguiu espalmar como gostaria e a bola entrou: 1 a 0, aos 30 minutos.
O Resende assustou aos 32 minutos. Kaique, que entrou no segundo tempo, cobrou falta pela direita e acertou o travessão. O Flamengo ampliou logo na sequência. Aos 33 minutos, André, que entrou no segundo tempo, recebeu de Mateusão, driblou o goleiro e fez 2 a 0. A garotada decidiu para o Fla.
FICHA TÉCNICA
RESENDE 0X2 FLAMENGO
Local: Estádio Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Data: 18/02/2023, sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Ewerton Marques Ribeiro
Assistentes: Rafael Sepeda de Souza e Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis
Cartão amarelo: Hiago (Resende) e Pablo e Rodrigo Caio (Flamengo)
Gols:
Flamengo: Matheus Gonçalves, aos 30′ do 2ºT, e André, aos 33′ do 2ºT
RESENDE: Jefferson Luís; Medina, Hiago (Léo Pedro), Rayne, Joanderson e Caxambu; Dener, Khevin Fraga (Stefano) e Zizu (Kaique); Igor Bolt (Wallace) e Vinícius Balotelli (Bismarck).
Técnico: Sandro Sargentim.
FLAMENGO: Matheus Cunha; Matheuzinho, Pablo, Rodrigo Caio e Wesley (André); Erick Pulgar, Igor Jesus (Matheus Gonçalves) e Matheus França; Marinho (Werton), Everton Cebolinha e Mateusão (Lorran).
Técnico: Vítor Pereira.