O jornalista Bruno Perez, que também é vereador da capital pelo MDB, protocolou um pedido de impeachment contra o governador Antonio Denarium (PP) no fim da manhã desta segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa de Roraima. Para o jornalista, o governador foi omisso com relação à crise humanitária Yanomami e errou ao sancionar leis inconstitucionais que facilitam a garimpagem em terras roraimenses.
“Nessa crise dos Yanomami, embora o Estado não tenha responsabilidade, o governador foi omisso o tempo todo. Ele se omitiu do problema para a mídia nacional, disse que os índios não podem continuar como bichos nas regiões [isoladas], além disso, 60 entidades assinaram nota de repúdio contra o governador – que sempre apoiou o garimpo e aprovou leis que legalizavam o garimpo”, disse o jornalista.
“Lula veio e descobriu algo que não era novo. Há um tempo já temos problemas de índios passando fome e sem medicamentos, e o governador ficou estático, sequer procurou o governo federal para pedir apoio, o que só fez agora, quando a bomba estourou. Nunca fez operação para combater voos clandestinos em pistas clandestinas que vão para o garimpo. Eu sou favorável à legalização do garimpo, desde que fora de áreas indígenas, de uma forma organizada. O governador foi omisso o tempo todo, apoiou o garimpo ilegal o tempo todo, e agora expõe os índios nacionalmente e internacionalmente”, disse.
O governo de Roraima ainda não se pronunciou sobre o pedido de impeachment. Estamos aguardando um posicionamento oficial. A Assembleia Legislativa de Roraima não comenta os trâmites para a aceitação do documento. Quem decide pelo andamento ou não do processo, é o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), amigo e aliado do governador.