Como parte das comemorações da Semana da Pátria, no dia 7 de setembro, quarta-feira, acontecerá na avenida Ene Garcez o tradicional desfile cívico-militar que não ocorreu nos últimos dois anos em razão da pandemia de covid-19. O evento terá início a partir das 7h30 e contará com a participação dos alunos da rede estadual de ensino.
Devem desfilar na avenida cerca de 1500 estudantes de 47 escolas estaduais sendo 29 estaduais civis e 18 colégios militarizados, além do Colégio Estadual Militar Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges. Cada unidade escolar será representada na avenida por um pelotão de 30 alunos.
Entre estes pelotões, 19 fanfarras vão abrilhantar o desfile também com a participação de uma média de 30 integrantes cada. Os alunos da Escola Estadual Monteiro Lobato, a exemplo das outras escolas, estão se preparando para o desfile de pelotão e apresentação da fanfarra.
“A banda marcial da escola, chamada de Villa Lobos, está ensaiando diariamente desde fevereiro. Devido à pandemia, iniciamos os treinamentos do zero e muitos terminaram o ensino médio e saíram da escola. A primeira apresentação foi no Dia do Estudante e faremos a abertura do desfile de 7 setembro. Já o ensaio do pelotão inicia nesta semana com 30 alunos”, explicou a gestora da escola, Rozmeri Assunção.
O secretário-adjunto de Educação Básica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Semaias Alexandre Silva, explicou que a logística da organização está focada na capital, mas as escolas dos municípios têm total liberdade para fazer o desfile cívico. “É o momento de cada um exaltar os valores e sentimentos pela Pátria em parceria com as entidades locais”, explicou.
O EVENTO
O desfile cívico-militar é organizado pelo Governo de Roraima em parceria com as organizações militares. O evento terá início às 7h30 com a revista do governador Antonio Denarium das tropas militares.
Após as honras militares, terá início o desfile com a representação dos projetos sociais do Governo. Em seguida, passam pela avenida as escolas das redes pública, particular e federal. Na sequência, as representações das entidades civis.
Fechando o evento, desfilam na avenida as representações militares do Exército e também da Polícia Militar de Roraima, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Corpo de Bombeiro Civil entre outras organizações militares e de segurança pública do Estado. Haverá ainda desfile de tropas mecanizadas.