sesau
Foto: divulgação

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, emitiu nesta segunda-feira (2) um comunicado de risco para a meningite. O alerta ocorre após a descoberta de um caso em um menino de nacionalidade venezuelana.

Conforme o documento, a descoberta da doença ocorreu no último dia 29. Nascida no dia 11 de novembro de 2021, a criança tem apenas cinco meses e é residente de um abrigo de Boa Vista.

A nota cita ainda que os familiares da criança (pai, mãe e irmãos) são oriundos da região de garimpo de El Dorado, uma pequena cidade do leste da Venezuela. Eles entraram no Brasil no dia 5 de abril, ficando por um período de 15 dias no abrigo de Pacaraima. A vinda deles para a capital roraimense ocorreu no dia 18 do mesmo mês.

O documento também ressalta que os primeiros sintomas (febre, rigidez na nuca, dificuldade de flexionar os joelhos e dor abdominal) da criança vieram a se manifestar no dia 21, mas a internação da mesma no Hospital da Criança Santo Antônio, só veio a ocorrer no dia 25. O paciente segue sendo monitorado na UTI da unidade.

Meningite

A meningite tem como principal característica a inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro, podendo acometer tanto crianças quanto os adultos. Se não imunizada, a pessoa pode ter graves sequelas, e até mesmo, evoluir ao óbito.

Segundo a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), a criança possuía apenas a primeira dose das vacinas contra a Hepatite B. Sendo do mesmo modo para a Pneumocócica 10 V, a VIP e a Covid-19. Contudo, a criança não havia recebido a vacina da Meningo C no período certo (3º e 5º mês de idade).

“Ela [a criança] está internada, passando por tratamento, sendo monitorada e observada e toda a parte epidemiológica, que nesse caso é a busca ativa, também é feito uso de medicação para as pessoas que tiveram contato com esse paciente e todas as ações [de monitoramento] já foram executadas através da equipe da Vigilância Municipal”, salientou Valdirene Oliveira, coordenadora da CGVS.

ReportagemRedação, com informações da Secom Roraima

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here