Se houver boas condições meteorológicas na madrugada de segunda-feira (21), o roraimense poderá ver o eclipse lunar total a olho nu. Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno ocorrerá a partir da 22h36 indo até 3h.
Em outras ocasiões, o Clube de Astronomia e Ciência de Roraima disponibilizou telescópios de alta qualidade para as pessoas observarem o céu com detalhes.
Mas, para o dia 21, a diretora administrativa do Clube de Astronomia e Ciência de Roraima, Karen Fredo, informou que não será possível realizar um encontro, em razão do horário do eclipse.
“Muitas pessoas terão que trabalhar na segunda-feira, portanto não será viável levarmos telescópios para as pessoas observarem esse eclipse, que poderá ser visto a olho nu, só não verá em detalhes porque só é possível por meio de telescópio”, comentou Karen.
Ela disse que será realizado um encontro para os associados ao Clube de Astronomia observar a Lua de Sangue. “Só não vamos abrir para a população em geral porque conseguimos um espaço muito pequeno”, ressaltou Karen.
O eclipse total
O eclipse lunar é um fenômeno que ocorre quando a Lua é ocultada pela sombra da Terra, chamada umbra. Na madrugada de segunda, o primeiro contato acontecerá às 22h36, a partir de quando observadores poderão enxergar a sombra avançando a superfície lunar até 00h41, quando será coberta por completo.
Neste momento, a Lua deve assumir uma coloração avermelhada por causa dos raios solares que passam pela atmosfera terrestre e são filtrados e refletidos em direção ao satélite natural. O ponto máximo do eclipse total acontecerá das 00h40 às 1h43, quando a Lua começará a sair da sombra da Terra. O recuo acontecerá até as 3h.
Por que Lua de Sangue?
O nome do fenômeno se refere ao tom avermelhado que a Lua ganhará quando a Terra se posicionará em frente ao Sol. Com isso, o satélite natural não receberá nenhuma luz direta. A única luminosidade será desviada para a Lua por conta da atmosfera terrestre.