Rodrigo Mussi, que na noite da última quinta-feira (31) sofreu um grave acidente de carro e encontra-se internado na UTI, após ter traumatismo craniano e passar por algumas cirurgias, o ex-BBB segue lutando pela vida.
Para entender melhor o estado em que Mussi se encontra, IstoÉ Gente conversou com Wanderley Cerqueira, neurocirurgião e neurologista do Hospital Albert Einstein e da Rede D’Or, que explicou o quadro de saúde do gerente comercial e como será a vida dele daqui pra frente.
“O paciente apresenta Traumatismo Crânio- Encefálico e politraumatismo que evoluiu para o coma. Dentro do crânio, houve sangramento, e é por isso que foi operado. Nesses casos, o cérebro também sofre com as contusões e edemas, porém o cérebro está dentro de uma caixa óssea que o protege. Assim que você opera, você diminui a compressão e monitoriza o cérebro com a fibra óptica. Com isso, você medica o paciente de acordo com esta pressão. A equipe precisou colocá-lo em um coma induzido para que ele aceite a medicação e a respiração intravenosa”, disse o médico, ao explicar a lesão que Rodrigo teve.
Questionado sobre como será o tratamento para a recuperação do ex-BBB, Wanderley destacou a forma técnica que precisa ser feita em Rodrigo na UTI. Veja abaixo:
- Sedação (Coma induzido)
- Registrar o tamanho das pupilas em mm (milímetros) e reação a luz
- Monitorização da PIC (pressão interna craniana e perfusão cerebral)
- Monitorização hemodinâmica
- Monitorização ventilatória
- Controle com exames de sangue, gases sanguíneos, volume urinário, etc.
- Avaliação da oxigenação cerebral e sanguíneo
- Antibioticoterapia
- Outros medicamentos
- Cabeceira Elevada
- Bom retorno venoso dos membros
- Nutrição adequada de calorias
O neurologista finalizou dizendo se Rodrigo Mussi pode ter sequelas após o acidente: “A avaliação de eventuais sequelas, que possam ocorrer com a retirada de toda a sedação, incluem avaliar as respostas motoras e cognitivas e mantendo-se os cuidados gerais, fisioterapias, fonoaudiologia, terapia ocupacional e suporte nutricional.”
Melhora
Vale destacar nesta matéria que, na tarde de domingo (03), Diogo Mussi, irmão de Rodrigo Mussi, deu mais informações sobre o estado de saúde do gerente comercial. Por meio dos Stories do Instagram, Diogo disse que Mussi teve uma melhora significativa nas últimas 24 horas.
“O Rodrigo teve uma melhora significativa nas últimas 24 horas. A função renal dele melhorou. Ele mexeu o braço e a perna. Então a gente está extremamente feliz, extremamente emocionado”, afirmou Diogo.