Em sua live semanal, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) utilizou como exemplo as refugiadas venezuelanas que entram no Brasil por Roraima para repudiar as falas polêmicas do deputado Arthur do Val (Sem partido), mais conhecido como Mamãe Falei.
A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que participou da live do presidente nesta quinta-feira (24), pediu a “pena máxima, cassação” do mandato do deputado estadual do Rio de Janeiro. A ministra afirmou que falou sobre o acontecimento na ONU no início do mês e que Arthur do Val “envergonhou o Brasil”.
O deputado, conhecido como “Mamãe Falei”, disse em áudios que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”.
“Pena máxima, cassação. E ele vai ter que continuar respondendo processo também. O que esse deputado fez foi a maior violência contra mulheres em dupla vulnerabilidade. O que esse deputado fez foi uma das coisas mais vergonhosas. E vocês não têm ideia do quanto eu tive que ficar falando disso na ONU. Ele envergonhou o Brasil”, disse Damares.
Bolsonaro, então, completou:
“Acho que esse parlamentar tinha que ser obrigado a ir em Pacaraima, Roraima, pra ver como as mulheres vêm a pé da Venezuela para o Brasil. Algumas solteiras, casadas, com filhos, filhos no ventre. Chegam numa situação deplorável, só Deus sabe o que aconteceu com ela no meio do caminho, o que são obrigadas a fazer para que não molestassem o seu filho. Ai, vai esse cara dizer que são mulheres fáceis. Ah, pelo amor de Deus”, disse o presidente.