O autoteste para COVID é um exame semelhante ao teste rápido de antigênio da farmácia, mas que pode ser feito em casa sem a necessidade de um profissional de saúde, apresentando um resultado entre 15 a 30 minutos.
Ao contrário dos testes de farmácia, o autoteste é feito introduzindo-se o swab (cotonete) apenas na parte frontal do nariz, não sendo necessário introduzir até à nasofaringe, o que torna o processo mais fácil, menos invasivo e mais confortável.
Embora permita identificar a presença de partículas do SARS-CoV-2 nas secreções, este teste não é considerado um exame de diagnóstico, já que um resultado positivo deve ser sempre confirmado por um exame de RT-PCR, realizado em uma clínica ou hospital, para confirmar o diagnóstico de COVID-19.
Como fazer o autoteste
Para fazer corretamente o autoteste deve-se seguir este passo a passo:
1. Preparar o kit
- Lavar as mãos com água e sabão ou utilizar um desinfectante;
- Verificar o prazo de validade da embalagem. Caso o prazo tenha sido ultrapassado, deve-se evitar usar o teste, já que o resultado pode ser alterado;
- Abrir o kit de autoteste e retirar para fora: o swab embalado, o recipiente com líquido, a cassete de teste embalada e uma bolsa de plástico.
2. Realizar a coleta
- Retirar o swab da embalagem, abrindo pela extremidade, evitando tocar na ponta que tem o algodão;
- Inclinar a cabeça para trás e inserir o swab numa das narinas, até atingir cerca de 2 cm;
- Rodar o swab no nariz 4 vezes, ou por 10-15 segundos;
- Inserir o swab na outra narina e repetir o procedimento;
- Abrir o recipiente que contém o líquido e inserir a ponta do swab. Apertar as laterais do recipiente e roda o swab cerca de 10 vezes;
- Retirar o swab, apertando as laterais do recipiente para espremer o líquido do algodão, e fechar o recipiente com a tampa fornecida.
3. Executar o teste
- Abrir a embalagem da cassete de teste e colocá-la numa superfície plana;
- Colocar 4 gotas do líquido na janela de teste (menor janela da cassete de teste);
- Esperar pelo menos 15 minutos para obter o resultado.
No final do teste, todo o material utilizado deve ser colocado e fechado no interior da bolsa de plástico fornecida com o kit de autoteste, antes de ser descartado no lixo.
Como entender o resultado
O resultado do autoteste deve ser lido da seguinte forma:
- 1 risca em “C”: resultado negativo. Significa que não foram identificadas partículas do vírus na secreção analisada;
- 2 riscas: resultado positivo. Indica que forma identificadas partículas do vírus na secreção analisada;
- 1 risca em “T”: resultado inválido. Significa que ocorreu algum erro durante o teste e, por isso, precisa ser repetido.
Mesmo quando o resultado é negativo, é importante lembrar que isso não indica com 100% de certeza que a pessoa não está infectada, isso porque o teste pode ter sido mal realizado ou ter sido feito num momento em que a carga viral no organismo ainda estava muito baixa, não sendo identificada pelo teste. Assim, se existirem sintomas ou se se suspeitar de infecção, é importante realizar um teste rápido de farmácia ou um RT-PCR.
O que fazer em caso de resultado positivo
O resultado do autoteste é considerado positivo quando aparecem 2 riscas na cassete de teste, mesmo que uma das ricas pareça mais “apagada”.
No caso de o resultado do autoteste ser positivo é aconselhado realizar um exame de RT-PCR no laboratório, já que esse é o único exame considerado confiável para diagnosticar a COVID-19.
Além disso, deve-se fazer isolamento, informar as autoridades de saúde e seguir todas as recomendações para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas.