Um morador do bairro Calungá procurou o Roraima 1 e relatou que na noite desta segunda-feira (27), o fornecimento de água foi interrompido e até a tarde de hoje (28) não foi restabelecido. Além do bairro Calungá, outros 16 bairros também ficaram sem água.
Conforme a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) o que ocasionou o problema foram oscilações de energia que queimaram a bomba que alimenta a Estação de Tratamento e o sistema de distribuição de água Centros de Captação e Distribuição de água no bairro São Pedro.
Conforme o denunciante, ele tentou contato com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) pelos telefones disponibilizados no site da empresa, porém não foi atendido. “Estamos sem água e sem saber o motivo. Quando tentamos contato não dão retorno. Isso é um absurdo”, lamentou.
Por meio de nota, a Caer informou que as oscilações de energia danificaram parte da rede elétrica interna e a bomba que alimenta a Estação de Tratamento e o sistema de distribuição de água da Companhia afetando o abastecimento na Capital.
“Equipes da Caer e da Roraima Energia trabalham durante toda a noite em regime de plantão para restabelecer o sistema e normalizar o abastecimento em sua potência máxima. Porém, a oscilação danificou o transformador de 500KVA que alimenta também o CRD do São Vicente, causando prejuízo aos serviços”, afirma trecho da nota.
A Empresa informou ainda que já está providenciando a substituição do transformador, o que deve ocorrer até o final da noite. Nesse período, o sistema estará funcionando de maneira alternada para garantir o fornecimento de água nos bairros atendidos pelos dois CRD’s, sendo eles: São Vicente, Pricumã, Calungá, 13 de Setembro, Liberdade, Mecejana, São Pedro, São Francisco, Aparecida, dos Estados, Caçari, Paraviana, Airton Rocha, 31 de Março, Parque Caçari, River Parque e Centro.