O desmatamento da Amazônia em Roraima atingiu cerca de 16 km² de floresta em novembro, de acordo com o Instituto Homem, Meio Ambiente e Amazônia (Imazon) em dados divulgados na última. Para o instituto, o desmatamento no estado é maior em dez anos para um mês de março, conforme o monitoramento independente.
O resultado registrado para o mês passado superou o recorde anterior, registrado em novembro de 2018, quando 14 km² de floresta foram derrubados no estado. Em um ano, o crescimento de área desmatada chegou a 33%. Ainda de acordo com o levantamento, não houve registro de degradação florestal, que leva em conta o corte seletivo de árvores de interesse comercial.
Ainda de acordo com o levantamento, o Projeto de Assentamento Dirigido (PAD) Anauá ficou entre as 10 áreas de assentamento mais desmatadas no mês, com 3 km² perdidos de floresta.
TOTAL
Também conforme o estudo, uma área de 480 km² foi desmatada em toda a Amazônia em novembro, o que corresponde ao território de Porto Alegre. Com isso, 2021 teve o segundo pior novembro da década, atrás apenas de 2020, quando 484 km² de floresta foram destruídos no mês.