O deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) pretende intensificar, a partir de janeiro, sua campanha em busca de apoio para ser escolhido pela Câmara para uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
O parlamentar planeja viajar durante o recesso a todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, para se reunir com os deputados de cada região. “Vai ser campanha de presidente da Câmara”, diz Jhonatan.
O deputado disputará a vaga da atual presidente do TCU, ministra Ana Arraes. Ela só se aposenta no final de julho de 2022, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer escolher o substituto dela já em fevereiro.
Segundo aliados de Lira, o presidente da Casa decidiu antecipar a disputa para que ela não fosse realizada em meio à campanha eleitoral do próximo ano.
o presidente da Câmara prometeu anunciar publicamente em janeiro apoio à candidatura do deputado do Republicanos ao tribunal.
Além de Jhonatan, disputam a vaga de Ana Arraes no TCU os deputados federais Soraya Santos (PL-RJ), Hugo Leal (PSD-RJ) e Fábio Ramalho (MDB-MG).
Composição do TCU
O TCU é composto ao todo por nove ministros titulares. O presidente da República tem direito a indicar três. Os outros seis são cotas da Câmara e do Senado.
Para as vagas do Congresso, a escolha se dá por meio de votação secreta entre deputados e senadores. Vence o candidato que tiver votos da maioria dos parlamentares presentes na sessão.