Da lista de metas para 2019, organização financeira sempre está nas prioridades. Porém, uma boa relação com o dinheiro nem sempre é uma meta alcançada. Para ajudar os esperançosos em um novo ano com saldo positivo e reserva na conta, o assessor econômico da Fecomércio, Fábio Martinez, listou ao Roraima 1 dicas que podem ajudar nas finanças.
Anotar os gastos
Anotar todos os gastos ajuda a ter um controle para onde o dinheiro é destinado. O economista orienta a utilizar planilhas, aplicativos de celular ou mesmo caderninho.
Definir prioridades
Após saber para onde o dinheiro é aplicado mensalmente, o segundo passo é definir prioridades. Primeiro as contas fixas, como água, luz, aluguel, alimentação, saúde, escola. Depois, aqueles gastos que realmente você precisa ter todos os mês.
Cortar o que não há necessidade
Listada as prioridades, a orientação do economista é cortar o que não é necessidade e o que você pode e consegue passar o mês sem. Cortar gastos supérfluos é a porta de entrada para poupar.
Poupar parte da renda/Reserva de segurança
A orientação é poupar 30% da renda. No entanto, o especialista explica que o valor é alto para quem não tem ainda o hábito da poupança. Por isso, Fábio Martinez orienta iniciar com R$ 100 ao mês e ir aumentando esse valor ao longo do ano quando a reserva se torna um hábito. O economista destaca a importância de se ter uma reserva de segurança, o que futuramente pode tirar do sufoco com um gasto inesperado ou mesmo pagar aquela viagem de férias merecidas após um ano de trabalho.