O Ministério Público de Roraima (MPRR) recomendou que a Secretaria de Saúde (Sesau) aumente número de leitos de UTI e investigue se já há nova variante do coronavírus no estado. O documento pede que sejam mobilizados 20 leitos para atender o aumento das demandas causadas pela doença.
Segundo o órgão, a medida ocorre após análise do Boletim Epidemiológico emitido pela Sesau ter mostrado aumento dos casos. “Foi constatado aumento de notificações e pressão hospitalar, de forma ainda discreta, mas preocupante”, informou.
Também foi recomendado que investigue se há casos de variantes de Covid-19 no estado, ao fazer o sequenciamento genético dos resultados positivos.
“O objetivo é investigar a possibilidade de haver novas variantes do coronavírus circulantes no estado e, eventualmente, constatar o surgimento de uma terceira onda da doença com antecedência”, acrescentou.
A Sesau informou por meio de nota que não foi notificada de recomendação do MP e que desde o começo da pandemia tem ampliado a quantidade de leitos. “No HGR, a quantidade de leitos foi ampliada de 16 para 60 leitos de UTI, e de 60 leitos para 83 de enfermaria. Nesse momento está sendo feita a reorganização do fluxo de utilização dos leitos, para garantir a ampliação de mais 21 leitos de UTI no HGR”, informou a secretaria.
Também foi expedida recomendação à Prefeitura de Boa Vista para que seja revogado o decreto de flexibilização de atividades.
“Deve-se adotar novas medidas restritivas de funcionamento dos restaurantes, bares, shows, praças públicas, balneários e comércio”, concluiu.
Em nota, a Prefeitura de Boa Vista confirmou que recebeu a recomendação e disse que vai analisar, junto ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e a equipe de Saúde, para poder responder ao Ministério Público Estadual (MPE).
“Todas as decisões são tomadas a partir de análise de dados epidemiológicos e de capacidade de assistência hospitalar”, acrescentou.