Essa medida foi adota pela nova gestão da Secretaria de Estado da Educação, a fim de evitar filas em frente às unidades de ensino. Foto: Eides Antonelli / Secom Roraima

Os cerca de quatro mil alunos que concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental este ano na rede municipal de ensino já estão pré-matriculados nas escolas da rede estadual para o ano letivo 2019. Essa medida foi adota pela nova gestão da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), a fim de evitar filas em frente às unidades de ensino. As aulas nas escolas regulares e militarizadas em Boa Vista e no Interior começam no dia 4 de fevereiro.

Segundo a secretária de Educação, Leila Perussolo, a Secretaria disponibilizou as vagas para esses alunos e fez contato com a Secretaria Municipal de Educação, para que as unidades da rede municipal informem aos pais e responsáveis de como procederá à matrícula nas escolas estaduais. “O aluno já está pré-matriculado. O pai não precisa ficar em fila, desde que ele não queira solicitar a transferência de escola, caso não concorde com a unidade ofertada pelo Estado e queira buscar outro estabelecimento de ensino”, argumentou.

Ou seja, para saber qual escola estadual o filho está matriculado, o pai deve procurar a escola municipal onde o estudante concluiu o 5º ano do Ensino Fundamental, e saber em qual unidade do Estado o estudante será encaminhado. “Essas vagas já estão garantidas em nossas escolas estaduais”, enfatizou Leila.

Já nas escolas militarizadas, a matrícula seguirá o mesmo padrão do ano passado em que os pais fizeram as inscrições para o 6ª ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. O sorteio de vagas ocorreu no dia 19 de dezembro e um novo edital está sendo elaborado, constando as vagas remanescentes, para ser feito novo sorteio. Os alunos que estudam nessas unidades seguem com a matrícula automática.

Leila enfatizou que em 2019 serão mantidas as 18 escolas militarizadas existentes hoje, sem possibilidade de expansão. “Vamos instituir um processo de acompanhamento dos indicadores educacionais, por exemplo e retroalimentar as escolas militarizadas na sociedade”, disse.

O Calendário Escolar 2019 vai cumprir 200 dias letivos, com carga horária mínima de 800 horas, conforme previsto na Lei Federal 9394. Hoje, o Estado tem cerca de 72 mil alunos e 5 mil professores do quadro efetivo. A previsão para 2019 da Secretaria de Educação é que esse número salte para 77 mil estudantes.

Central de matrículas terá reforço no atendimento

Trinta servidores da Seed vão reforçar o trabalho da Central de Matrículas, que funcionará na escola estadual Monteiro Lobato, no Centro, das 8h às 17h, no período de 14 a 22 de janeiro, que é uma modalidade que encaminha o pai ou responsável para unidade de ensino onde há vaga para que seja efetivada a matrícula do estudante. O serviço vai funcionar na Escola Estadual Monteiro Lobato, das 8h às 17 horas. O total de vagas será disponibilizado no dia 11 de janeiro de 2019.

O cronograma de atendimento está definido da seguinte forma: para o Ensino Fundamental as matrículas serão realizadas de 14 a 16 de janeiro de 2019. Para o Ensino Médio, nos dias 17 e 18 de janeiro, e para o EJA (Educação de Jovens e Adultos), dias 21 e 22 de janeiro.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here