A Universidade Federal de Roraima (UFRR) divulgou nesta sexta-feira (5) que adiará as provas do Vestibular 2021. O certame ocorreria no próximo dia 21 de fevereiro e foi transferido para o dia 2 de maio. O anúncio foi feito pelo reitor da instituição, professor José Geraldo Ticianeli.
Durante a coletiva, o reitor frisou que a grave situação epidemiológica provocada pela pandemia de Covid-19, em Boa Vista e no interior do Estado, motivou o adiamento das provas. Foi levando em conta a urgente necessidade de adoção de medidas complementares de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim conter a disseminação da doença em âmbito estadual.
O reitor afirmou que, mesmo com a imunização em andamento, todas as medidas de segurança orientadas pela Organização Mundial de Saúde serão mantidas para o dia das provas. Portanto, mesmo que os candidatos estejam vacinados, deverão estar de máscara.
Além da situação epidemiológica do Estado, o adiamento do vestibular também considera o Decreto nº 29.853-E, de 1º de fevereiro de 2021 do Governo do Estado de Roraima, e o Decreto Municipal nº 014/E, de 27 de janeiro de 2021, bem como utiliza o item 20.6 das Disposições Gerais do Edital n° 034/2020 – CPV – Consolidado de 06 de outubro de 2020, que trata sobre a alteração das datas do seletivo.
O presidente da CPV enfatizou que as inscrições serão mantidas e não será aberto novo período de inscrições para o seletivo. Além disso, também serão alteradas as datas das demais etapas do Vestibular, como divulgação dos locais de provas e resultados.
Já o pró-reitor de Ensino e Graduação destacou que o calendário acadêmico de 2021 não sofrerá alterações, com o ingresso dos aprovados no seletivo previsto para o segundo semestre desse ano. A instituição inicia o semestre 2020.2 na próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, com encerramento previsto para 12 de maio.
De acordo com o pró-reitor Sansevero, haverá tempo para trâmites pós-vestibular, como a matrícula, e o ingresso será tranquilo para o semestre acadêmico 2021.1, que será entre julho e agosto deste ano.
Diante do crescimento do número de casos da Covid-19 em Roraima, a UFRR reforça sua prioridade à proteção da vida e pede que a comunidade continue adotando todas as orientações preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais órgãos sanitários.
O objetivo das ações é garantir a saúde da população e evitar aglomerações que possam contribuir para a disseminação do vírus. O edital reitera que a nova data poderá ser alterada de acordo com as condições epidemiológicas do Estado de Roraima no período agendado para aplicação das provas.