Os homicídios dolosos, feminicídios e latrocínios — matar para roubar — caíram em Roraima em 2020 na comparação a 2019. Os indicadores criminais foram divulgados na manhã deste domingo (3) pela Polícia Militar.
De acordo com os dados, foram registradas 157 vítimas nos 12 meses de 2020 e 199 em 2019. Percentualmente, a queda é de 21%. São considerados os registros de ocorrência lavrados pela PM.
Entre as cidades, Boa Vista foi a que mais registrou crimes violentos no ano passado, com 90 mortes. A capital no entanto, registrou queda de 32% no número de assassinatos em um ano. Alto Alegre, Amajari, Cantá, Caroebe e São João da Baliza tiveram aumento no número de mortes.
O governador Antonio Denarium (sem partido) apontou que a manutenção na redução dos casos é fruto do investimento feito pelo governo de Roraima na segurança pública.
“A estabilização do sistema prisional e o investimento que fazemos na manutenção das estruturas de segurança pública é que fazem com que hoje tenhamos esses índices reduzimos. A Segurança Pública é uma das prioridades na minha gestão e não tenho medido esforços para reduzir esses índices”
O comandante da Polícia Militar coronel Francisco Xavier explicou que o estado de Roraima consegue manter a redução há 2 anos seguidos.
“A Polícia Militar tem colocado seu policiamento a partir do que detectamos no mapa térmico. Onde percebemos maior incidência de crimes fazemos o policiamento preventivo e estamos investindo mais no corredor comercial e bancário por isso a grande redução de furtos e roubos aferido pelo Centro de Operações”.