Roraima é terceiro o estado que, proporcionalmente, mais fez testes para o coronavírus no País. 14,9% (84 mil pessoas) da população roraimense fez algum exame para a covid-19. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última semana.
Acima de Roraima estão o Piauí, com 17% da população testada, e Goiás, com 16%. Em todo o Brasil, 10,4% das pessoas fizeram teste para detectar o vírus mês passado, contra 8,5% em agosto.
O número pessoas testadas tem crescido desde maio. O aumento de testes testes também se refletiu em uma leve oscilação nos resultados positivos. Em setembro, 7,5% da população do estado respondeu ter tido um diagnóstico positivo, contra 7% em agosto. Em todo o Brasil, o índice de positivados foi de 2,3% da população do país no mês passado, contra 1,8% há dois meses.
Dos roraimenses testados, 15 mil realizaram o swab, com cotonete na boca e no nariz, e 8 mil (53%) tiveram resultado positivo. Mais 67 mil fizeram o teste rápido com coleta de sangue através de furo do dedo e 34 mil (50%) testaram positivo; ao passo que 11 mil fizeram o teste de sangue com covid por meio de veia no braço, sendo 5 mil (25,2%) confirmados.
Somados, os números detalhados da testagem totalizam 106 mil testes, número maior que os 84 mil apresentados como total de pessoas testadas em Roraima desde o início da pandemia. Isso acontece porque uma pessoa pode ter feito mais de um tipo de teste.