As quedas de energia que ocorriam diariamente e várias vezes seguidas, nos períodos da manhã e tarde, agora está virando rotina no horário da noite. No domingo (2), na segunda-feira (3), terça-feira (4) e ontem, dia 5, a população ficou às escuras por vários minutos. A Eletrobras Distribuição Roraima informou que até mucura tem sido um dos motivos para a interrupção no fornecimento de energia.
A dona de casa Maria do Socorro Alves, moradora do bairro Caimbé, se disse muito revoltada com o que a população vem passando por causa das quedas de energia. “Fico aqui imaginando o prejuízo que isso vem causando, pois sei de quem já teve eletrodoméstico queimado por conta dessas quedas de energia”, ressaltou.
Socorro disse que ainda não teve em casa nenhum aparelho queimado e espera que isso não aconteça, pois aprendeu com um vizinho uma estratégia para evitar a queima de objetivo elétrico. “Sempre que tem queda de energia eu tiro os aparelhos da tomada, pois ele me disse que o dano ao produto ocorre no momento em que a energia volta, porque retorna muito forte”, frisou.
A indignação também foi demonstrada nas redes sociais, onde vários internautas questionam até quando essas quedas de energia vão ocorrer. “Sabemos que não estamos ligados ao tal do SIN [Sistema Interligado Nacional], então por que a Eletrobras não procura um meio de fazer com que essas quedas de energia acabem, ou pelo menos reduzam”, questionou um internauta.
Um outro ressaltou que na hora de reajustar a tarifa de energia não pensam nem duas vezes na péssima qualidade da energia que é fornecida para Roraima, que é abastecido pela Venezuela e por termelétricas. “A Aneel [Agência de Energia Elétrica] não está nem aí para o povo, e nenhum representante nosso lá em Brasília interfere nessa questão. Só nos resta pagar, porque, caso contrário, ficaremos sem energia em casa”, frisou.
Eletrobras – A Eletrobras Distribuição Roraima informou que os motivos das constantes quedas de energia são: a interrupção de carga parcial, causada pelo desligamento na interligação Brasil/Venezuela; e interrupção de carga na Usina Floresta, ocasionado por uma mucura, nas barras de 13,8 KV; além do desligamento geral do sistema (blecaute) na interligação Brasil/Venezuela.