O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou que todas as competições esportivas e treinamentos em locais fechados estão suspensos no Rio de Janeiro. A medida foi publicada no Diário Oficial neste sábado. Quem sofre impacto direto é o Campeonato Carioca, que ficará paralisado até 25 de junho.
Desta forma, as partidas entre Vasco x Macaé e e Madureira x Resende, marcadas para este domingo, e Botafogo x Cabofriense e Fluminense x Volta Redonda, na segunda-feira, terão que ser adiadas.
O documento diz que o objetivo é adequar “os protocolos sanitários apresentados pelas Federações esportivas ao protocolo sanitário municipal”. E que serão necessárias “inspeções prévias nos centros de treinamento para verificação do cumprimento do protocolo sanitário municipal”.
A medida ocorre após um imbróglio envolvendo Ferj, Flamengo, Vasco e os clubes de menor investimento do Estadual de um lado, que desejam a volta imediata do Carioca, contra Botafogo e Fluminense, que se recusam a jogar no mês de junho. Eles alegam haver pouco tempo para preparação.
Nesta semana, Crivella já havia se pronunciado sobre as posições de Botafogo e Fluminense, que querem voltar a disputar a competição apenas em julho. O prefeito se mostrou preocupado com a judicialização do Campeonato Carioca.
— Os jogos estão autorizado e continuam autorizados. Vão abrir os jogos, Tenho Certeza que a população do Rio de Janeiro, como eu, aguarda os seus times entrarem em campo. É uma coisa que traz alento enorme para nossa alma. Desde criança estamos acostumados com futebol na nossa tela. Mas há clubes que acham que não devem voltar agora no mês de junho. Pediram para voltar em julho. Esse foi o pedido que, como prefeito da cidade, fiz ao presidente da federação. No sentido de que aqueles clubes que acham que devem voltar em julho não sofram qualquer tipo de W.O. ou punição da federação. Nesse momento, precisamos levar em consideração que cada um reage diferente — declarou.