Indígenas tem sofrido com a presença do vírus em seus territórios. Foto: Carlos Eduardo Ramirez

Uma adolescente da etnia Macuxi de 17 anos é a mais nova vítima fatal de coronavírus em Roraima. A confirmação do óbito foi repassada neste domingo (10) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) ao Roraima1. De acordo com balanço divulgado ontem, Roraima já soma 21 mortes pela Covid-19.

De acordo com a Pasta a morte da adolescente foi notificada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Leste (DSEI-Leste). A paciente deu entrada no Hospital Geral de Roraima (HGR) na sexta-feira (8). Ela possuía diagnóstico positivo para a doença e estava sob investigação para diagnóstico de leucemia.

Ao jornal O Globo, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) informou que adolescente morreu neste sábado (9) uma semana após procurar ajuda com febre e dor de cabeça. Ela foi transferida na última segunda (4) de maio para o Pronto Socorro Cosme e Silva, recebeu alta no mesmo dia e seguiu para Casa de Saúde indígena (Casai), mas voltou a passar mal e teve o diagnosticado confirmado. Ela chegou a ser internada às pressas no HGR, onde teve piora de seu quadro respiratório e faleceu.

Esta é a segunda vez que um adolescente indígena morre em decorrência da doença desde que fora registrado o primeiro caso entre esses povos, há 40 dias. O primeiro foi o ianomâmi Alvanei Xrixana , de 15 anos. Ele também morreu no Hospital Geral de Roraima

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here