A Polícia Rodoviária Federal em Roraima (PRF) apreendeu nesta sexta-feira (1) cerca de 3.500 litros de combustível na BR-174, município de Boa Vista. A primeira ação ocorreu quando em fiscalização no km 11, mais conhecido como anel viário. Os agentes abordaram uma Hilux que transitava com galões de combustível em sua carroceria. O veículo, com 3 ocupantes, foi revistado e nele foram encontrados uma motosserra, um rotor de bomba para garimpo, 55 litros de gasolina e 420 litros de óleo diesel.
O segundo caso foi durante uma abordagem a uma Amarok, que foi parada na altura do km 491 da mesma BR. Na carroceria, haviam cerca de 1000 litros de óleo diesel armazenados em um reservatório. O condutor afirmou que o combustível seria levado para a propriedade da família, porém o veículo não possuía nenhuma sinalização referente ao transporte da substância, o que aumenta o risco por se tratar de um produto considerado perigoso.
Minutos depois, na altura do km 527, a equipe PRF abordou uma Frontier, e da mesma forma como nos demais casos, em sua carroceria foi encontrado um reservatório que continha cerca de 900 litros de óleo diesel. O condutor além de estar em desacordo com a legislação que trata sobre o transporte de produtos perigosos, não apresentou a nota fiscal do combustível. O motorista informou que levaria a carga para regiões próximas à comunidade Vista Alegre.
Em outra apreensão neste feriado, no km 491 da rodovia, uma S10 transitava pela via transportando um reservatório de 1000 litros e um tambor de 200 litros na carroceria. Na abordagem, através dos documentos fiscais, os policiais constataram que o veículo estava transportando 1200 litros de gasolina.
Todos os infratores e substâncias encontradas, foram encaminhados para a 5 Delegacia de Polícia Civil em Boa Vista, por suspeita de crime ambiental tipificado no art 56 da lei nº 9.605.