Começa a valer nesta quarta-feira (22) o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) pelo Departamento de Trânsito de Roraima(Detran-RR). O serviço foi iniciado pode ser acessado pelo site do órgão, clicando na aba ‘Veículos’, e depois em ‘Impressão de CRLV’.
Conforme estipulado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a iniciativa, já presente em pelo menos 23 estados e no Distrito Federal, deveria ser implantada até 30 de junho pelos Detrans do país. Para o exercício de 2020, ainda poderá ser utilizada a versão física.
O modelo do documento eletrônico contém as informações do veículo e um QR Code, que poderá ser “lido” e validado por sistema eletrônico a ser disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O documento poderá ser impresso pelo proprietário e considerado como documento válido para identificação. Para transitar em outro país, o condutor deverá portar, obrigatoriamente, a versão impressa do licenciamento.
O CRLV-e só será expedido após a quitação dos débitos tributários, encargos e multas de trânsito vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).
CNH DIGITAL
Além do licenciamento, o Detran emite também a CNH Digital. O formato eletrônico da Carteira de Habilitação no estado começou a ser emitido em Roraima em abril do ano passado.