Hospital Geral de Roraima - Foto: Arquivo/Roraima 1

Pelo menos cinco servidoras do bloco D do Hospital Geral de Roraima (HGR) apresentaram sintomas de covid-19 nesta semana. Três delas foram examinadas na noite dessa quarta-feira (8) após passarem pela triagem. A denúncia foi feita ao Roraima 1 nesta quinta-feira (9) por uma fonte ligada à Saúde.

O bloco D é onde ficam internados os pacientes com doenças infectocontagiosas.

As três funcionárias foram avaliadas e tiveram coleta de swab (trata-se de um cotonete estéril que serve para coletar material de exames microbiológicos). Elas apresentaram os sintomas há pelo menos três dias.

Os sintomas semelhantes à covid-19 nas outras duas funcionárias começaram nessa quarta-feira. Por esse motivo, elas devem aguardar mais dois dias para terem o material coletado.

Segundo outra fonte da área de Saúde, uma enfermeira e o marido dela também foram infectados pelo coronavírus. O casal está em casa e recebe ajuda de colegas e amigos, que fazem comida e outras tarefas devido às condições de saúde dos dois.

Conforme informações obtidas pelo Roraima 1, todas as servidoras foram afastadas das funções, com atestado médico de pelo menos 14 dias.

Afastados e monitorados

Em nota, a direção Hospital Geral de Roraima informou que, devido à pandemia, foram estabelecidos fluxos internos de segurança para seguimento de todo servidor sintomático, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), até o momento, quatro servidores da unidade foram afastados após testarem positivo para o novo coronavírus (um está sob os cuidados da equipe médica da UTI/COVID-19, um está internado no Bloco D e dois estão em isolamento domiciliar).

Outros profissionais ainda estão no aguardo de resultado do exame, sendo monitorados pela equipe de vigilância do município.

A direção do HGR ressalta ainda que todos os profissionais que atuam diretamente com pessoas internadas com o novo coronavírus, seja no isolamento hospitalar do Bloco D ou na UTI/COVID-19, estão sendo monitorados pela equipe da Unidade de Vigilância Sanitária (UVS), visto que atualmente a unidade só atende pacientes de risco.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here