As vendas da Páscoa em 2020 devem registrar queda histórica de 31,6% em relação a 2019. Se for confirmada, representará perda de R$ 738 milhões para o setor de comércio.
A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O estudo indica ainda que o faturamento do varejo deve alcançar R$ 1,5 bilhão este ano. No ano passado, ficou em R$ 2,3 bilhões.
A Páscoa é uma das mais importantes datas do comércio brasileiro. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, comentou que no início do ano este cenário era inimaginável e acrescentou que esse desempenho é um efeito do isolamento social no setor.
A medida foi indicada pelo Ministério da Saúde e adotada por governos estaduais e municipais no combate ao agravamento da contaminação.
“Os efeitos da pandemia de covid-19 restringiram dramaticamente o fluxo de consumidores nas lojas. Há registro de quedas de 35% no comércio de rua e de 50% nos shopping centers ao longo do mês passado”, explicou.
O economista da CNC Fábio Bentes, responsável pelo estudo, destacou a influência do aumento do dólar e a aversão ao crédito, por parte do consumidor, para o consumo dos produtos considerados não essenciais. Na visão dele, haverá também efeitos no mercado de trabalho.
“Estes acabam sendo problemas de menor magnitude perto dos efeitos negativos que a crise deverá provocar sobre o mercado de trabalho e, consequentemente, sobre a confiança dos consumidores quanto ao consumo não essencial”.