Diante das grandes desigualdades sociais entre homens e mulheres até mesmo frente à pandemia da Covid-19, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) emitiu nota técnica alertando para a necessidade de ter um olhar segmentado de proteção para esse segmento. Segundo a organização, as mulheres representam 70% da força de trabalho em serviços social e de saúde ao redor do mundo e deve ser dada atenção especial à maneira como seus ambientes de trabalho podem expô-las à discriminação, além de pensar em suas necessidades de saúde sexual e reprodutiva e psicossociais como profissionais de saúde de linha de frente.
Já as mulheres que estão em casa neste período de isolamento social, muitas estão sendo vítimas de violência domésticas pelos seus próprios companheiros, mas número 180 continua funcionando para denúncias por meio de ligação gratuita e confidencial. Além da violência, o isolamento social está atingindo diretamente as mulheres que vivem na informalidade, com a perda de sua renda de trabalho. É para tentar minimizar essa situação que o Núcleo de Mulheres de Roraima (Numur) lança a campanha “Emanas”, como um ato de sorolidade e solidariedade entre mulheres, por meio de doações.
Segundo a socióloga e integrante do Numur, Nelita Frank, a campanha quer arrecadar recursos, em qualquer valor, para suprir necessidades imperiosas com alimentação e material de higiene pessoal e para o combate ao Covid-19, nesse momento de pandemia. “Serão contempladas mulheres que estão na informalidade, desempregadas em extrema situação de vulnerabilidade, sem consegui alimentos para si e para seus filhos. Elas precisam de comida para não morrer de fome e de quarentena para não morrer de Coronavírus”.
Nelita destacou ainda que a campanha “Emanas” deve durar o período da quarentena, isolamento social ou enquanto perdurarem as ameaças de contaminação do vírus. Produtos perecíveis também podem ser doados e tanto a arrecadação como a entrega as mulheres terão todos os cuidados de proteção e higienização.
Quem deseja se unir a campanha pode fazer doações no Banco do Brasil, Agência: 0250-X, Conta poupança conjunta 122.226-0 em nome de Carla Diana Muniz Barbosa e Denise Figueiredo, integrantes do Núcleo de mulheres de Roraima. Para qualquer dúvidas e esclarecimentos o coletivo disponibiliza os contatos (95) 98126-7536, (95) 98125-4755, (95) 99157-7686, (95) 98119-2202. Informações também na página do facebook do Núcleo de Mulheres de Roraima, com divulgação de vídeos sobre a campanha.
SERVIÇO:
O que: Campanha solidária de arrecadação Emanas
Como: Doações em depósitos ou produtos perecíveis ou não perecíveis
Quando: Período da quarentena e isolamento social
Onde: Banco do Brasil, Agência: 0250-X, Conta poupança conjunta 122.226-0
Informações: (95) 98126-7536, (95) 98125-4755 e Facebook do Núcleo de Mulheres de Roraima