O Comitê de Crise para o Covid-19 do Governo do Estado se reuniu na manhã desta sexta-feira (27) no Palácio Senador Hélio Campos para discutir novas medidas de combate ao novo coronavírus. O comitê aprovou a liberação dos serviços de drive-thru e delivery para o comércio com restrições para evitar a propagação do vírus.
“Nós estamos conseguindo controlar a contaminação e agindo preventivamente caso seja necessário a utilização de UTIs e providenciando leitos de retaguarda. Então, entendemos que é importante flexibilizar a reabertura do comércio que é necessária para que não haja uma crise econômica no Estado”, disse o governador Antonio Denarium.
O comércio passa a funcionar na modalidade drive-thru, em que os clientes fazem o pedido e buscam na empresa. Também está liberado o serviço de entregas, conhecido como delivery. Já as empresas de transporte intermunicipal de pessoas voltam a funcionar a partir do dia 1º de abril limitando o número de viagens diárias. As empresas devem transportar até 70% da capacidade e fornecer máscaras e álcool aos passageiros. A nova medida serve para viagens intermunicipais e interestaduais. Essas e outras medidas serão publicadas no decreto.
Ontem (26), a Prefeitura de Boa Vista também anunciou medidas similares.
Ampliação de Leitos
Com relação à Saúde, Denarium anunciou a contratação de mais 26 leitos de retaguarda na Hospital da Mulher para atender pacientes do HMNSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth), cerca de 140 no Hospital Lotty Íris, a ampliação de mais sete leitos no HMNSN. No HGR (Hospital Geral de Roraima) serão mais 10 leitos e mais 30 UTIs.
Sistema prisional
No Sistema Prisional serão montados 26 leitos na Cadeia Pública Masculina, caso ocorra contaminação. Os novos detentos também serão encaminhados para a mesma unidade para que cumpram o período de quarentena e depois serão encaminhados à Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo).
Escolas
A secretária de Educação, Leila Perussolo, informou que as aulas da rede estadual serão retomadas a princípio à distância, pelo menos enquanto durar o período de isolamento. As datas ainda serão definidas.
Denarium solicitou a compreensão de todos para que Roraima consiga passar pela crise sem maiores prejuízos como em outros Estados. “Peço a colaboração de todos os empresários no fornecimento de álcool e máscaras aos clientes e nos ajude no combate ao coronavírus para que possamos enfrentar essa crise sem grandes prejuízos financeiros como já está acontecendo nos outros Estados”, pontuou o governador.