Diante da divulgação do primeiro caso suspeito do coronavírus (COVID-19) no Estado, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) adotou medidas urgentes para minimizar as chances de transmissão na instituição. À princípio, as sessões plenárias ordinárias estão mantidas, porém os protocolos de higiene estão sendo reforçados na Casa.
Nesta sexta-feira (13), a Casa Legislativa emitiu um documento informando as orientações aos servidores e parlamentares. “O presidente Assembleia Legislativa, Jalser Renier, determinou que medidas administrativas fossem adotadas, conforme é orientado pelo Ministério da Saúde. Emitimos um memorando circular para que todos os colaboradores, assessores e deputados tenham conhecimento”, explicou o superintendente geral da ALE-RR, Marcelo Lopes.
Os servidores foram orientados a reforçarem a higienização das mãos e de suas estações de trabalho; quando necessário, usar lenços de papel e fazer o descarte adequado; evitar compartilhamento de copos, talheres entre outros, manter os ambientes arejados por ventilação natural; evitar aglomerações de pessoas e cobrir o rosto ao tossir ou espirrar.
Além da campanha de orientação, o superintendente informou que já foi reforçado o estoque de álcool em gel para os setores da Casa Legislativa. Os servidores foram orientados ainda a terem atenção a colegas que apresentem febre, tosse e coriza, os quais deverão ser orientados a buscarem atendimento médico imediato. Em casos suspeitos, as autoridades sanitárias serão comunicadas imediatamente. “Os cuidados serão amplamente divulgados pelas redes sociais e pelo site da Assembleia Legislativa. Nosso setor de Comunicação vai orientar a população sobre as medidas do Ministério da Saúde, para que todo mundo tenha os mesmos cuidados”, pontuou.
As sessões plenárias ordinárias da Assembleia Legislativa, que ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, não serão suspensas à princípio, no entanto, caso ocorra mudança no cenário epidemiológico, outras medidas de prevenção e controle podem ser adotadas.