A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, anunciou, nesta sexta-feira, que o país registrou os primeiros dois casos do novo coronavírus . Ainda de acordo com ela, os pacientes teriam passado pela Europa e Estados Unidos . Com isso, o país é a décima nação sul-americana a notificar um caso da doença.
As duas pessoas infectadas foram colocadas em quarentena. Trata-se de uma mulher venezuelana de 41 anos que visitou os Estados Unidos, a Itália e a Espanha — os dois países europeus mais afetados pela Covid-19 — e um homem de 52 anos, também venezuelano, que esteve na Espanha. Os dois vivem no estado de Miranda, no Norte do país e chegaram ao país sul-americano no mesmo voo, com origem na Espanha.
“Esses dois pacientes estão completamente isolados e estamos determinando seus contatos diretos para construir toda a cadeia de pessoas com quem estiveram”, assegurou Rodríguez.
Por conta da Covid-19, o país suspendeu as aulas na rede pública e privada, a partir desta segunda-feira. Rodriguez afirmou ainda que exigirá o uso de máscaras para utilizar o metrô da capital, Caracas.
O governo determinou também que todos os passageiros do voo no qual os dois pacientes chegaram entrem imediatamente em “quarentena preventiva obrigatória”. O ministro do Interior e da Justiça, o general Nestor Reverol, indicou que máscaras de proteção também serão obrigatórias nos pontos de controle da fronteira com o Brasil e a Colômbia, afetados pela nova doença.