Roraima vai ser um dos primeiros estados da Federação a ter laboratório para teste de investigação do novo coronavírus. A notícia foi dada pelo secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, ao deputado roraimense Hiran Gonçalves (Progressistas).
Oliveira explicou que equipes do Ministério da Saúde vão ser deslocadas para Roraima para dar início imediato à construção desse centro regional de diagnóstico da doença. A reunião foi marcada para tratar do aprimoramento do sistema de proteção da fronteira em Roraima contra a expansão da epidemia no país.
“Nós estamos muito atentos a todas as fronteiras do Brasil, e Roraima é uma fronteira muito importante. Dessa forma, com o Plano de Contingência do Coronavírus, nós vamos colocar o estado como um dos estados a serem atendidos primeiro. Então, Roraima entra vai ser um dos primeiros estados a terem laboratórios preparados para fazerem o teste para investigação do novo coronavírus”, disse o secretário.
De acordo com o deputado Hiran Gonçalves, Roraima larga na frente para proteger sua população contra uma possível chegada do novo coronavírus no estado. “Agradeço ao ministro da Saúde, Henrique Mandetta, e ao secretário Wanderson de Oliveira. Ele que tem feito um trabalho extremamente eficiente no combate às endemias e, em particular, à essa iminência de ampliação da transmissão da coronavírus no país. Essa é mesmo uma boa notícia para o estado, pois o Plano de Contingência do Coronavírus vai atender Roraima em primeiro lugar”.
Outro anúncio feito pelo secretário de Vigilância em Saúde é que Roraima vai ter, em breve, uma Unidade Avançada do Instituto Evandro Chagas. O IEV é referência nacional em pesquisas biomédicas, Meio Ambiente e Medicina Tropical e também na prestação de serviços em saúde pública. Para o secretário Oliveira, “ao fortalecer o laboratório central de Roraima, vamos incrementar as ações de vigilância de malária, dengue e doenças transmissíveis e estar apto para os demais desafios”. Assim, Roraima vai ser um dos estados piloto para a expansão para o país do serviço de laboratório do SUS que vai enviar os resultados de exames direto para o cidadão ou via internet.