A Operação Carnaval da Polícia Rodoviária Federal (PRF), iniciada na sexta-feira (21), com atuação em todos os estados do Brasil, terminou nesta Quarta-feira de Cinzas (26). Em Roraima, houve reforço nas fiscalizações, priorizando pontos e horários estratégicos onde há ocorrência de acidentes graves e de crimes, conforme apontam estatísticas do órgão.
Durante os seis dias de operação, foram fiscalizadas 3.063 pessoas e 2.731 veículos em todo o Estado, com registro de sete acidentes, com um fatal nesse período. As principais condutas irregulares constatadas foram as de excesso de velocidade (42), ultrapassagens indevidas (39), transporte de crianças sem a cadeirinha (30), alcoolemia ao volante de veículo automotor (28) e passageiros sem o cinto de segurança (21).
Ao todo, foram realizados 961 testes de etilômetro (bafômetro) e 28 motoristas foram autuados por conduzirem veículos sob influência de álcool. Desses, oito foram encaminhados à Polícia Civil por estarem com alto nível etílico, que configura, além da infração, crime de trânsito previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Atividades de educação para o trânsito também ocorreram e atingiram 483 pessoas, entre condutores e passageiros. As ações ocorrem por meio do “Cinema Rodoviário” da PRF, atuação que busca, por meio de vídeos e palestras, conscientizar os usuários das vias sobre a importância do respeito às regras de trânsito, prevenindo incidentes de tráfego.