O governador Antonio Denarium se reuniu na tarde desta quarta-feira (13), em Boa Vista, com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, para discutir sobre os impactos causados pela imigração venezuelana em Roraima, principalmente no município de Pacaraima que faz fronteira com o país vizinho.
Na ocasião, Denarium apresentou um panorama desde o início da crise no país vizinho e mostrou como os efeitos da imigração impactaram gradativamente na Saúde, Educação, Segurança e Social.
Após a apresentação, Mourão afirmou que compreende a situação do estado e deve conversar com os ministérios para buscar uma solução. O general que também é presidente do Conselho Nacional da Amazônia, disse que escolheu Roraima como primeiro estado a visitar devido aos impactos da imigração.
“Vamos conversar com os Ministérios e ver quais ações podem ser voltadas a essa situação que Roraima está vivendo, principalmente na Saúde e na perda de R$ 70 milhões do FPE que afeta ainda mais a situação financeira Estado”, frisou.
Também participou da reunião a primeira-dama Simone Denarium, que falou do grande número de crianças e adolescentes estrangeiros nos abrigos estaduais e as dificuldades que Setrabes enfrenta para mantê-los com dignidade e segurança.
Além dela, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, defendeu uma ação mais eficaz e recursos do Governo Federal para amenizar os enfrentamentos e a violência na fronteira com a Venezuela.
Autoridades presentes
O prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, o coordenador da Operação Acolhida, general Antonio Manoel Barros e o comandante da Primeira Brigada de Infantaria de Selva, general Márcio Bessa, também participaram da discussão.
Também estiveram presentes o chefe da Casa Civil, Disney Mesquita, o chefe da Casa Militar, coronel Elson Paiva, os secretários de Saúde, Allan Garcês, de Segurança, coronel Olivan Junior, de Articulação Municipal, Ilaine Henz, o adjunto da Setrabes, Roger Herzer, general Antonio Barros e o diretor de Jornalismo do Governo de Roraima, Leandro Freitas.