A programação para o mês do Carnaval começou no Roraima Garden Shopping, zona Leste de Boa Vista. E no próximo fim de semana haverá oficina para confecção de adereços e apresentação de marchinhas antigas e axés que embalam os bailes das cidades brasileiras. Os eventos do Garden Folia serão gratuitos e ocorrerão na Praça de Alimentação.
Crianças de 4 a 12 anos poderão participar no sábado (8) e domingo (9), das 17h às 18h30, de oficina promovida pela Savana Criativa para produção de máscaras, colares e coroas de Carnaval. Cada turma terá até 15 minutos para soltar a criatividade.
Entre os materiais utilizados por eles estará o EVA (papel emborrachado), cartolina, cola, elástico, barbante, palito de picolé, tesoura sem ponta, canudos, balões e outros itens. A intenção é estimular a criatividade e o desenvolvimento psicomotor do participante. “E também a expressão. Com a criação de máscaras, por exemplo, podemos interpretar outros personagens e expressar sentimentos, modos de falar diferentes, representar atitudes”, complementa a professora Aimara Allen.
A inscrição é feita no local da oficina nos dois dias. Os grupos serão montadas pela ordem de chegada da criança, cada uma com 10 participantes. “Quando confeccionamos estas fantasias usamos muito a imaginação. Se for de um super herói, por exemplo, imaginamos super poderes e isso é bom”, reforça Aimara.
A Savana Criativa funciona desde 2016 em Boa Vista com aulas em domicílio de artes, criatividade, experimentação e estimulação precoce para crianças de 1 a 4 anos de idade.
APRESENTAÇÃO MUSICAL
Para quem gosta de dançar e recordar as principais músicas tocadas nos bailes de carnaval, a banda ‘Xêru no Cangote’ realizará no dia 8, às 19h, um esquenta com repertório variado, desde marchinhas infantis a sucessos de carnavais.
“Esperamos alcançar o objetivo de relembrar os sucessos de épocas passadas e músicas tradicionais. Com isso, fortalecer a cultura e resgatar, de maneira lúdica, essa festividade”, explicou o cantor Sérgio Viana. A exemplo disso, está no repertório ‘Ô Abre Alas’, ‘Aurora’, ‘Mulata Bossa Nova’, as tradicionais ‘Diga que Valeu’, ‘Pipoca’, ‘Cabelo Raspadinho’, ‘Arerê’, entre outras.